Primeira página Ajuda
Volta Avança
Riscos no Trânsito Código Brasileiro de Trânsito Transporte e Qualidade de Vida Ética e Cidadania Converse com seus colegas - Desativado Temporáriamente
Legislação, fiscalização e acidentes de trânsito

Preocupado em transformar a realidade do trânsito no Brasil, a sociedade brasileira criou o novo Código de Trânsito Brasileiro e, através dos órgãos de normatização, o governo tem editado resoluções para regulamentar o trânsito e deixá-lo mais seguro. Entretanto, o brasileiro enfrenta muitos problemas no trânsito e, pela quantidade de mortes nas estradas, este problema  passou ser considerado como uma epidemia.

No ranking internacional, nosso país está em terceiro lugar em número de mortes no trânsito – com uma média de 22,5 mortos por cem mil habitantes, em 1997 (DATASUS e OECD) – ficando atrás de Portugal e Coréia.

Os pedestres formam o maior número de vítimas fatais de acidentes de trânsito: as mortes por atropelamento correspondem a mais de 50% do total dos óbitos – em algumas cidades, este percentual chega a 70%. E na faixa etária entre 5 e 12 anos de idade, este número salta para 85%. Portanto, as crianças são as mais atingidas.

As principais razões apontadas para a insegurança no trânsito das cidades e estradas é o comportamento violento e abusivo dos motoristas. Para coibir estes comportamentos, os governantes tem punido os motoristas infratores com multas e perda de pontos na carteira, mas isto não tem sido suficiente, pois as taxas de mortos e feridos no trânsito reduziram no início da implantação do novo Código de Trânsito Brasileiro, mas agora têm aumentado.

Atividades - Questões para discussão:

Quais os principais problemas de segurança no trânsito que o brasileiro enfrenta hoje?

Quais as principais razões que levam os motoristas a procedimentos violentos e abusivos, trazendo insegurança ao trânsito nas cidades e estradas?

O que funciona mais: punições, como multas e perda de pontos na carteira, ou educação, envolvendo treinamento, campanhas e atendimento psicológico?

Por que as crianças são as mais atingidas pelos acidentes de trânsito? Quais as medidas específicas que podem ser tomadas para inibir isso?

Há cinco anos está em vigor o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aprovado em 1997 pelo Congresso Nacional. O que mudou desde de que o CTB entrou em vigor? Quais são suas principais diferenças com relação à legislação anterior? Pelas estatísticas, quantas vidas foram poupadas e quantos acidentes deixaram de acontecer, desde que o CTB entrou em vigor?

Outras atividades:

Convide um profissional do trânsito de sua localidade para uma entrevista tendo como roteiro o texto acima e peça que responda os questionamentos destacados.

Debata com seus colegas nos dias posteriores.

Organize campanhas utilizando cartazes.

Na oficina de arte, faça trabalhos sobre os temas discutidos e apresente-os em uma exposição.


EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
  COPPE TRANSPORTES